>>>>>>>>> Este blog mudou de endereço para blogviagens.com

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Orlando e Curitiba

Orlando é considerada a cidade-irmã de Curitiba. Eles comparam o estilo da cidade, urbanização, tamanho, etc. Na parte de arborização eu concordo plenamente. Curitiba é verde. Orlando é um imenso jardim. Ambas têm atrações turísticas que não acabam mais. Curitiba tem até aqueles ônibus do tipo europeu, com 2 andares e paradas em todos os lugares interessantes da cidade como museus, jardins e parques. Orlando, como todos sabem, tem os famosos parques que dispensam comentários.




Mas o turismo de Curitiba é cultural. Orlando é 100% comercial. Curitiba transborda cultura para todos os lados. E tem o charme de estar a 1 hora da Ilha do Mel.

Orlando é um pouco "O Show de Truman" para quem vive aqui. Tudo bonitinho, organizado, mas tem sempre a impressão de que tem alguma coisa errada. E quando vai tentar descobrir você vê estradas artificiais que vão para lugar nenhum e céu de papelão.

A cultura aqui em Orlando é super pobre. O pessoal, na maioria, trabalham, logicamente, com coisas relacionadas a turismo. Hotéis, restaurantes, lojinhas, bares, etc. O teatro aqui é somente o Cirque du Soleil. Tirando isso não sobra nada. As peças daqui são estranhas. O público é 90% formado de idosos. E não tem nada, mas nada mesmo, de graça. Tudo é pago e bem pago. Não é que nem no Brasil que a gente tem teatro nas ruas, oportunidades para a classe mais baixa..

Em Orlando você tem que ter carro. Não existem calçadas para as pessoas andarem. Em muitos lugares, se você estiver à pé, terá que andar no meio do mato.. Se você estiver andando por aí sem o seu cachorro, é perigoso a polícia te parar e perguntar se tem alguma coisa errada.

Orlando é, definitivamente, a irmã burrinha de Curitiba.

0 comments:

Postar um comentário