>>>>>>>>> Este blog mudou de endereço para blogviagens.com

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ilha do Mel / PR



De Morretes, nós (eu, minha irmã e o Franky) pegamos o ônibus para o Pontal de Paranaguá onde se atravessa para a Ilha do Mel, de barco.

Eu já perdi as contas de quantas vezes eu já fui para a Ilha do Mel. Desta vez, a gente foi na época mais cheia do ano, era dia 2 de janeiro (deste ano, 2009). Quando chegamos lá a placa dizia que estava toda lotada a Ilha e que não tinha mais lugares vagos.


Mesmo com "lotação máxima" ainda é possível atravessar para a Ilha. É só ter paciência. Funciona mais ou menos assim: quando um barco volta da Ilha, cheio de turista, entra um outro. A gente teve que ficar na fila de espera, preencher um formulário, etc. Mas deu certo, nem tivemos que esperar tanto assim..

Em Pontal do Paranaguá, antes de atravessar para a ilha, você tem que decidir se quer ir para Encantadas ou Brasília. Eu particularmente prefiro Encantadas. É mais simples, mais barato e mais interessante. Brasília tem maior infra-estrutura, pousadas mais caras e restaurantes mais sofisticados. Para quem vai acampar, Encantadas é o ideal. Apesar de que Brasília tem camping também. Na Ilha do Mel o que mais tem é camping e pousadinhas, já que o estilo é bem rústico e não tem trânsito de carros (não tem carro nenhum).









 


No barco ficamos sabendo de um camping com vagas. Fomos direto para lá porque tava tudo lotado, o restante.

Ficamos acampados no Camping do Vaguinho. Era a área da casa do Vaguinho e a família dele. O pai dele que tinha indicado, no barco. Fechamos um ótimo preço: 10 reais por pessoa, perto da varanda deles e a gente podia usar o banheiro dentro da casa onde eles moravam, bem limpinho.


A gente usava até o varal deles..


O Vaguinho até assou 2 Parus (peixes da região) para a gente, enrolados na folha de bananeira e tudo. Estava excelente.




Vaguinho preparando os Parus.







Na Ilha do Mel fizemos todos os passeios possíveis por lá (que não são muitos). Fomos para a gruta, farol, Brasília (à pé, pelas pedras), passeio de barco para ver os botos (parecido com golfinho), as ilhas afastadas, etc.











 

 

 


Choveu bastante nestes dias, mas deu pra aproveitar bem. Pousamos 7 noites no camping. Saímos todas as noites no bar da Pousada Paraíso (acho que era isso, não me lembro direito), estava tocando uma banda de MPB muito boa, um pessoa de Curitiba. Tomamos todas as noites a Melancia Atômica (melancia misturada com vodca, leite condensado). Experimentamos o Côco Loco e o Abacaxi Explosivo também, eheh..




Na Ilha do Mel o bom é que dá para ir pra todos os lugares caminhando. Dá para ver o que tá acontecendo nos outros bares, ver quem está tocando, estas coisas.. A gente foi até parar em uma casa-bar da Bruxa, bem "sinistra", com música ao vivo e gente esquisita. Tomamos uma caipirinha super forte lá, que era vodca pura..

Destaque também para a tradicional pousada Bob Pai e Bob Filho, onde a gente conectava todos os dias na internet para checar os emails (2 reais, 15 minutos). Eles têm uma decoração do tipo museu na entrada da pousada, com máquinas fotográficas antigas e várias outras coisas. A pousada é super decente, o pessoal é gente finíssima e eles têm comida e bebida boa (e uns cachorrinhos lindos que seguem o dono para onde ele vai).

Para as comprinhas diárias, a Ilha do Mel tem umas padarias do tipo loja de conveniência com tudo o que você precisa. Preparamos até uma batida de coco com leite condensado e vodca. Até os donos do camping tomaram..

A gente sempre comia nos restaurantes por quilo ou os pratos feitos (opções de carne, frango ou peixe). Simples, bom e barato.










Eu sempre adoro ir para a Ilha do Mel. É um dos lugares que eu mais me sinto à vontade. Minha irmã quer que a gente vá para a Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Disse que é um esquema parecido com a Ilha do Mel. Prometemos que iremos na próxima ida ao Brasil.

Bom, no dia 9 de janeiro a gente pegou o barco de volta para o Pontal e o ônibus para Curitiba (para voltarmos para São José do Rio Preto, na casa dos meus pais). Em Curitiba passamos o dia todo (que merece um post extra, amanhã). A viagem pelo Brasil foi bem longa sim, fomos pra vários lugares.. Mas também, quase 4 anos sem visitar o Brasil dá nisso..

2 comments:

Anônimo disse...

nossa que lindo tudo ..Oi Boa tarde, primeiramente parabéns pelo blog. Sou da Argentina e tenho muita vontade de encontrar Viagens no Brasil com
férias tudo inclusivo, pocotes com pasagems e hoteis- agradeco sua ajuda. Ate

Unknown disse...

massa

Postar um comentário