>>>>>>>>> Este blog mudou de endereço para blogviagens.com

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Itapema e Porto Belo

Saindo de Florianópolis, meu primo Kembo voltou para São Paulo e a gente foi para a rodoviária ver pra onde a gente ia. O plano era irmos para Garopaba, mas não tinha ônibus pra lá neste dia (ou ia demorar). Compramos as passagens para Itapema, a 1 hora de Floripa.

Obs: me esqueci de mencionar que em Floripa a gente tomou a vacina de febre amarela e agora estávamos prontos para qualquer aventura, após os 10 dias para começar o efeito. E também sobre o cachorro-quente enorme que eles vendem nas ruas, que o Franky adorou, mas não são os melhores do Brasil. Os do interior de São Paulo são "os" cachorros-quentes.

Chegamos em Itapema (SC) e a gente só teve decepção. Itapema, há uns 10 anos deveria ser uma cidade interessante para se visitar. Agora é só uma cidade urbana, cheia de boyzinhos locais, com carros equipados com som "tsuti-tsuti", meio novela "Malhação". Não encontramos camping decente, tinha só 2 caindo aos pedaços e rodeados de ruas e trânsito.

Resolvemos "sair correndo" de Itapema. Fomos parar em Bombinhas, ali perto, voltando uns 20 minutos, acho. Bombas e Bombinhas são cidades pequenas e super charmosas. Mas não aceitam cartão de crédito, na maioria dos lugares. Estávamos novamente com problema, já que só tínhamos uns 40 reais em dinheiro.

Rodoviária de novo, eu vi no caminho entre Itapema e Bombinhas uma cidade chamada Porto Belo, com camping e Banco do Brasil. Era tudo o que a gente precisava, não importava se a gente nunca tinha ouvido falar na tal cidade.

Chegamos em Porto Belo (SC), cidade minúscula, onde só tem a rodoviária, praia, uma praça e o Banco do Brasil! Perfeito! Sentamos em um boteco, beem boteco, com bêbados e tudo pra tomar uma cerveja após tanto vai e vem. Apesar de ser um boteco, tivemos a experiência super agradável. Era domingo, estava tendo jogo e eles tinham assado um porco, entre amigos. O filho do dono do bar trouxe um pratinho com carne pra gente. O Franky achou o máximo, isso não acontece fora de lugares como o interior do Brasil. É a famosa hospitalidade do pessoal do sul. Eles indicaram o camping, que ficava a alguns passos do tal boteco, onde voltamos algumas outras vezes, a cerveja era muito barata.

O camping estava vazio, não tinha ninguém. Os donos tinham acabado de comprá-lo, estavam reformando e preparando tudo para a temporada. Estávamos em 08 de dezembro, então ainda tinha tempo até os turistas começarem a chegar.

O camping estava deserto, foi ótimo.

Como primeiros clientes, fomos super bem atendidos. Tinha uns cachorrinhos barulhentos que roubavam as nossas meias nas barracas, mas do resto foi excelente. O banheiro era imenso, com vários chuveiros. Tínhamos as chaves, já que éramos os únicos no camping.

Os donos do camping sempre ofereciam café para a gente e recolhiam as nossas roupas estendidas no "varal" quando parecia que ia chover. Como é bom estar no interior.

Porto Belo é considerada uma cidade turística, tem praia (não é a mais bonita, mas tem seu charme por ser habitada por pescadores). Eles fazem um passeio de barco que leva até uma ilhazinha, onde fomos, claro. É interessante, mas não obrigatória a visita. Tem um museuzinho lá, de um biólogo que morreu, com algumas amostras de espécies coletadas pela redondeza.

A gente, indo visitar a tal da Ilhazinha.

O barco pifou no caminho. O cara consertou com uma chave de fenda.

Muito bonia a paisagem da Ilha.

A minha irmã, que é bióloga, ia gostar bem mais do que a gente..

Porto Belo, por ser uma cidade minúscula até que tem várias padarias, umas 4 que a gente se lembra agora. A gente alternava entre as 2 mais próximas. Eles tinham um ótimo café, pães doces, capuccino, etc.

Em Porto Belo o Franky fez a barba no barbeador, com navalha e tudo, pela primeira vez na vida. Fomos até ao dentista fazer check-up. A gente foi umas 3x para Bombinhas (próximo post) e aproveitamos bastante.

Este post era para falar de Bombinhas também, mas acabou ficando muito longo. Amanhã a gente fala sobre Bombinhas, Bombas, 4 Ilhas e tudo mais.

1 comments:

Raissa Schneider Pelegrini disse...

Olá,

Conheço bem a cidade de Porto Belo e a cidade de Bombinhas (Bombas é uma das praias de Bombinhas). A cidade de Porto Belo além de possuir Banco do Brasil, rodoviária, uma praça e a ilha de Porto Belo, possui 12 praias lindas (pena que não conheceram), em uma delas, chamada Caixa D'aço, tem bares flutuantes, além de ser considerada a capital catarinense dos transatlânticos (que são uma atração a parte).
Adorei a experiencia de vocês e realmente o povo de lá é muito acolhedor (bem interiorano). Acho que a cidade já cresceu um pouco desde quando vcs passaram por lá. hehe