>>>>>>>>> Este blog mudou de endereço para blogviagens.com

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Passada em Curitiba

(terminal rodoviário de Curitiba)

Chegamos na rodoviária em Curitiba ainda de manhã (vindo do Pontal do Paranaguá, Ilha do Mel). Compramos logo a passagem para São José do Rio Preto para a noite e ficamos o dia todo passeando na cidade (colocamos as nossas coisas em um guarda-volumes na rodoviária).

A idéia era pegarmos uma das jardineiras turísticas (é assim que eles chamam) o ônibus turístico que passa pelos principais pontos de Curitiba em um tour de mais ou menos 2 horas e meia. Eles têm as passagens que são válidas para o dia todo, você pode subir e descer quantas vezes quiser do ônibus e visitar os lugares onde eles tem as paradas.

O problema é que estávamos com o tempo super curto, somente 1 dia, então tivemos que escolher meio que de improviso as paradas. Talvez precisássemos de 1 semana pelo menos para conhecermos tudo. Só o museu precisaria de 1 dia inteiro..

mapa com as paradas do ônibus turístico

Acabamos conhecendo o Bosque Alemão (onde almoçamos por perto, em um buffet maravilhoso). Conhecemos o Parque Tanguá e um outro que não me lembro o nome agora.

Fui diversas vezes para Curitiba, mas nunca tinha feito este passeio do ônibus. Da próxima vez planejaremos com mais tempo. Aliás, eu sempre quis morar uma temporada em Curitiba, nunca acabou dando certo. Sempre que eu estive pela capital do Paraná foi meio de passagem, nunca deu pra conhecer tudo..

Curitiba é uma cidade meio complicada em termos de hospedagem. Os hotéis são, na maioria, caros e antigos. Os hotéis mais em conta são meio feios e talvez não compense muito (além de não serem tão baratos assim).. Por isso penso em morar um tempo lá. Alugar apartamento e tudo mais, como fiz em Porto Alegre por 2 anos.

Era dia 9 de janeiro de 2008, uma sexta-feira. Um dia ensolarado, um pouco quente demais para ser Curitiba. A Rua 24 Horas estava fechada, não descobri o motivo, ouvi falar que estava em reformas..

Paramos para tomar um chopp no Largo da Ordem em um restaurante-bar do estilo alemão. Foi engraçado quando o Franky foi ao banheiro, ensaiando a frase para falar para o garçom: "Onde fica o banheiro?" e o garçom respondeu em alemão que ficava logo ali. O garçom percebeu o sotaque alemão na frase-tentativa em português. O Franky voltou frustrado do banheiro.

Para completar o dia passeamos mais uma vez no Shopping Estação (onde fomos com meus pais antes, na viagem de Morretes).

Pegamos o ônibus na rodoviária e finalmente fomos para São José do Rio Preto descansar da longa jornada.